AGENDAMENTO ONLINE CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS) E SEGURO DESEMPREGO EM MINAS GERAIS – WWW.MG.GOV.BR/AGENDAMENTO

AGENDAMENTO ONLINE CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS) E SEGURO DESEMPREGO EM MINAS GERAIS – WWW.MG.GOV.BR/AGENDAMENTO – Você está precisando solicitar a sua Carteira de Trabalho ou dar entrada no seu Seguro Desemprego? Saiba que o site do governo do Estado de Minas Gerais disponibiliza aos mineiros fazerem o agendamento da solicitação da carteira de trabalho e seguro desemprego e muitos outros serviços que se encontram no endereço eletrônico www.mg.gov.br/agendamento. Se a sua situação é precária em relação à internet, saiba que existem Centros Estaduais de Políticas de emprego e Renda (CEPER) ou Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

COMO FAZER O AGENDAMENTO PELA INTERNET DO CTPS?

As cidades em que você poderá fazer o agendamento são Araçuaí, Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Caratinga, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa, as demais cidades da região de Minas Gerais não há necessidade de agendar, pois é por ordem de chegada.

Carteira de Trabalho -  Foto de Frederico Haikal

1 – Acesse o site do Estado do governo de Minas Gerais http://www.mg.gov.br/agendamento depois escolha o local onde deseja ser atendido, no menu à esquerda da tela. As unidades disponíveis para agendamento podem ser pesquisadas pelo município ou pelo nome da unidade.

2 – Em seguida consulte os horários e dias disponíveis para agendamento, os que estiverem destacados em verde no calendário que se encontra no lado direito da tela são os disponíveis.

3 – Para fazer a escolha do horário um complemento de tela será aberto abaixo do calendário no final da página com os horários disponíveis para agendamento no dia escolhido. Concluindo será aberta uma janela de confirmação com todos os dados.

Se o trabalhador não puder comparecer na data e horário agendados, ele deverá entrar em contato o mais breve possível pelo telefone com o CEPER ou UAI.

Documentos necessários
•  Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento, se solteiro. Casados ou viúvos deverão apresentar certidão de casamento original. Divorciados ou separados deverão apresentar certidão de casamento original com averbação.
•  CPF (ou Folha da Receita Federal, ou dos Correios com o número ou na Identidade, ou na Carteira Nacional de Habilitação)
•  Comprovante de residência ou do local de trabalho com CEP.
•  Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o trabalhador deverá levar também 02 (duas) fotos 3×4 recentes e com fundo branco. Nos Ceper, a foto é retirada gratuitamente no guichê de atendimento e fica pronta na hora.
•  Trabalhadores maiores de 18 anos devem apresentar também o extrato de PIS ou da Rais Caged. O extrato de PIS poderá ser retirado em uma agência da Caixa Econômica Federal e da Rais Caged  na Superintendência Regional do Trabalho (Rua dos Tamoios, nº 596 – 12º andar, Centro – Belo Horizonte/MG).